PODEntender - Podcast de divulgação científica e muita fuleragem

Capa do episódio: PODEntender #001 - Crowdfunding para Desenvolvimento de Diagnóstico do Zika

Episódio #001 - Sobre evolução de proteínas

| em Entrevista

O que será que aconteceu para que vertebrados pudessem desenvolver ossos e invertebrados não?

Por alguma razão, duas enzimas foram cruciais nesse processo e descobrir o que aconteceu ao longo da história evolutiva dessas enzimas é o trabalho do Dalton (Fabio Neves).

Junte-se a Tonho (Antonio Marinho), Dalton (Fabio Neves), Dr. Faixa Preta (Fernando Bachega) e a Rainha das Abelhas (Patrícia Nunes) no nosso primeiro experimento com o formato do podcast e entenda qual é o trabalho de doutorado do Dalton desenvolvido no Laboratório de Modificações do Genoma do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais, Campinas, São Paulo.

Tradução da introdução

"Eu gostaria de falar para vocês sobre proteínas. Proteínas são uma classe de químicos em seu corpo, que fazem tudo que funciona no seu corpo e outros sistemas vivos. Elas fazem você falar, andar e pensar. Elas coordenam o seu sistema imune, seu cérebro e seu coração. Elas digerem o seu alimento para você... Por outro lado, tendo dito isso, deixe-me dizer também que moléculas de proteínas, entre moléculas, são muito grandes e complicadas."

Prof. Ken Dill em “The protein folding problem: a major conundrum of science” para o TEDxSBU

"Então, a evolução fornece um mecanismo para explicar a complexidade, mas infelizmente ocorre ao londo de um período de tempo muito longo. Então o que eu pensei foi, porque eu não uso uma analogia onde eu possa ver as mudanças ocorrendo e demonstrar o que aconteceu?"

Michael Giilings em “Understanding evolution” para o TEDxMacquarieUniversity

"E, se esse é o estado normal das coisas, então você pode se perguntar: 'certo, se eu quiser criar algo diferente, o quão grande uma mutação deve ser?'"

Juan Enriquez em “Will our kids be a different species?” para o TED

"Proteínas são máquinas, você tem 20 mil tipos diferentes de máquinas em seu corpo, e outros tipos de organismos possuem outros tipos de proteínas. Existem dezenas de milhares a centenas de milhares de diferentes tipos de maquínas... A promessa é que nós poderemos fazer isso de forma muito mais inteligente, nós só precisamos entender os princípios, descobrir como explorá-los e, concebivelmente, é um futuro que vocês vão ver e todos nós vamos ver se acontecer. Obrigado por escutar."

Prof. Ken Dill em "The protein folding problem: a major conundrum of science" para o TEDxSBU